Rótulos e etiquetas: pesquisa revela experiências negativas de consumidores

Oito entre 10 consumidores ficam insatisfeitos com rótulos removíveis (que não são tão removíveis assim)

Quem nunca passou pelo transtorno de comprar um produto e, ao retirar o rótulo ou a etiqueta do preço, ficaram os vestígios de papel ou cola? Pois é, esse pequeno detalhe esconde algo bem sério: a possível insatisfação do consumidor em relação à marca, ou até mesmo ao supermercado.

Uma pesquisa recente da Avery Dennison Label and Packaging Materials, da América do Norte, concluiu que a maioria dos compradores teve experiências ruins com os rótulos removíveis, aqueles que fornecem informações sobre preços, ou que são praxe em certos produtos encontrados em grande variedade no varejo.

E, mais do que uma experiência ruim, essa dificuldade pode criar uma associação negativa com o produto e a marca. Até mesmo o supermercado pode ser visto de forma negativa, afinal, muitos trabalham com tal formato de precificação.

A pesquisa sobre rótulos e etiquetas

Em fevereiro, a empresa especialista em pesquisa de opinião e mercado global Ipsos realizou, em nome da Avery Dennison, um relatório com 1.000 adultos em todos os EUA, somando, entre eles, um total de 819 participantes qualificados para responder às perguntas.

Os dados obtidos revelam que:

  • 81% dos compradores já tiveram dificuldade ao remover um rótulo;
  • 72% tiveram dificuldade em remover um rótulo de um item de cozinha;
  • 53% deles disseram que os rótulos deixaram um resíduo pegajoso em um produto;
  • 82% deles sentiram frustração ao remover uma etiqueta de um produto.

Esse tipo de transtorno pode ser melhor percebido em vidros, o que ainda deve gerar mais problemas na tentativa de remoção. Muitos consumidores tentam, de diversos jeitos, remover uma etiqueta adesiva. Em última instância, usam água com sabão, buchas, solventes, moedas e lâminas, entre outros materiais, para raspar os rótulos − o que pode arranhar ou danificar o produto e a embalagem.

Os comentários dos entrevistados demonstraram que isso acontece com frequência e deixa uma associação bem negativa com a marca:

“Por que eles colocariam algo tão pegajoso em um produto simples? Eles realmente precisam encontrar uma nova maneira de marcar coisas.”

“Não consigo entender o tipo de empresa que continua colocando esses tipos de rótulos em itens. Muitas outras usam etiquetas de melhor qualidade que não deixam resíduos… Não vou comprar novamente.”

Agata Kowalska, gerente de Produto da Avery Dennison Label and Packaging Materials, revela que foi grande o número de experiências negativas com um rótulo removível.

Alguns entrevistados falaram sobre como um adesivo inapropriado de etiqueta arruinou um presente, danificou um produto, ou apenas causou muita frustração. Aconteceu comigo quando eu comprei recentemente um par de sapatos. O adesivo deixou uma mancha feia, então, eu tive que trocá-los por um par diferente”.

Com informações: Shop! Insights Center

 

 

Um comentário em “Rótulos e etiquetas: pesquisa revela experiências negativas de consumidores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.